Atrações Musicais

Os Montanari

Os Montanari

Só quem tem tradição faz história!

http://montanari.com.br/

A estréia da Banda Os Montanari ocorreu precisamente no dia três de setembro de 1958, na Rádio Rural de Concórdia SC, no programa “Brasil de Canto a Canto”, apresentação e produção de Vicente Ribeiro da Silveira. Um anseio de Bruno Montanari, que foi abraçado pelo irmão Oswaldo Montanari.

O começo não foi fácil e os jovens irmãos Montanari (Bruno e Oswaldo), acompanhados dos músicos Fridolino Kiekov, Arthur Tessmann, Erwino Vatzlawick, Urbano Bloss e Werno Falk, viram-se forçados a enfrentar uma série de dificuldades. Em contrapartida, porém, contavam com a ajuda e apoio da emissora, de seu diretor Olavo Rigon, do Prof. Vicente Telles, Jaraguaense radicado no Rio de Janeiro e diretor de uma academia de Música e tantas outras pessoas amigas que jamais negaram o seu apoio para que o conjunto se mantivesse unido e coeso naqueles tempos realmente difíceis. Um outro fator também os incentiva; a falta de bandinhas e conjuntos para animação dos alegres Kerbs (Festas Típicas Alemãs) do interior da região. As contratações foram surgindo, e num breve espaço de tempo a Bandinha Os Montanari tornou-se famosa. Seus componentes passaram a dedicar-se integralmente à música, fator que favoreceu muito na homogeneidade do conjunto.

Em 2 de Janeiro de 1971, um triste episódio marcou a trajetória da então Orquestra Os Montanari. Um acindente interrompeu a vida de Oswaldo Montanari. O irmão Bruno, desolado, afastou-se da música e anunciou que nunca mais iria tocar. Apesar do coração enlutado, Bruno repensou a decisão e atendeu aos inúmeros pedidos para que a banda retomasse as atividades.

Em 1977, a Orquestra mudou-se para a cidade de Blumenau SC. Neste mesmo ano, os filhos também passaram a integrar o grupo. Dez anos depois, o comando de Os Montanari passou para os filhos e demais músicos.

Atualmente, a banda toca em várias regiões do Brasil, e também em vários países da América do Sul. No repertório, canções típicas de tradição alemã, variando conforme o baile ou a festa típica de cada região. em Setembro de 2018, Os Montanari completam 60 anos de atividade e têm em sua discografia mais de 30 discos gravados.

"Só quem tem tradição faz história".

Faça parte da nossa história e ganhe recompensas exclusivas.

O CD “Os Montanari - 60 anos” irá reunir os maiores sucessos da banda nas últimas décadas. No repertório, uma seleção especial de canções que embalaram e animaram o público em bailes, festas e comemorações durante todos esses anos. Uma forma de reviver a trajetória da banda, contemplando a maior paixão do grupo: a música.

Em setembro de 2018, a banda completa 60 anos de história e será feito um resgate histórico com a produção de um álbum comemorativo, que irá recuperar antigas canções que serão apresentadas com uma nova roupagem, mas preservando as raízes, a tradição e os costumes que fizeram parte da trajetória de Os Montanari.

O projeto contará com músicos de diferentes gerações e que são parte importante na história da banda. 

O álbum terá 12 faixas e será apresentado em duas versões:  CD em formato diferenciado, com encarte contendo a história e fotos de Os Montanari, e, CD envelope, versão mais simples e acessível. Os dois materiais irão apresentar a trajetória musical da Qrquestra nos últimos 60 anos.